A noiva esqueceu o casamento?



Ultimamente tenho refletido como a igreja se sente confortável aqui na terra. Vivemos como se pertencêssemos a este lugar e nele permaneceremos para sempre. Enquanto a igreja ajunta tesouros na terra e se preocupa em construir uma vida boa, agradável e segura aqui, uma festa de casamento está sendo preparada na eternidade. Mas parece que a noiva do tal casamento esqueceu que o mesmo está se aproximando.
O noivo, Jesus, um dia veio a terra, conquistou uma noiva, a Igreja, e a deixou aqui na terra com a promessa que retornaria para casar-se. Muito tempo se passou, mas a promessa continua a mesma. Há um casamento para ser preparado!  Jesus anseia voltar a terra para se casar com sua noiva (Ap 19:7). Todavia a igreja encontra-se muito ocupada com outras coisas, deixando dessa forma os preparativos do casamento de lado.
O livro de cantares apresenta uma figura profética da igreja do Senhor nesses dias. A noiva de Cantares procura seu noivo em todos os lugares, porém, no capítulo 5, seu noivo bate a sua porta e a chama, então ela responde: “Já tirei a minha túnica? Terei de vesti-la novamente? Já lavei os meus pés. Terei de sujá-los novamente?” (Cantares 5:3). Talvez seja essa a resposta que nós como igreja temos dado ao noivo que bate a porta. Estamos muito preocupados, ocupados e interessados em nossa própria vida. Estamos preocupados em ter uma boa casa, um bom emprego, um bom carro, uma vida segura e estável na terra. Vivemos essa vida como se não existisse algo além, como se pertencêssemos a este lugar!
Participamos de reuniões da igreja, damos nosso dízimo, ouvimos músicas cristãs, temos um linguajar politicamente correto, mas a verdade é que achamos que a vida aqui na terra está muito boa, estamos tão confortáveis! Aprendemos a viver sem Ele e gostamos disso.  Adaptamos nosso modo de vida eclesiástico a esta mentalidade, impregnamos essa mentalidade até mesmo em nossos sermões e músicas. A mensagem pregada nos púlpitos da maioria das igrejas hoje oferece às pessoas uma vida de vitória com as bênçãos do Senhor, mas sem o Senhor. Buscamos argumentos bíblicos para justificar nosso apego por esse mundo.
O livro de Oséias traz uma realidade muito familiar a nossa. O profeta Oséias casa-se com uma mulher adultera, “porque a terra adulterou, apartando-se do Senhor” (Oséias 1:2). Da mesma forma, o Senhor ainda deseja se casar com sua noiva, mesmo sendo esta uma mulher adultera. Porém, no capítulo 2, verso 14 do livro de Oséias o Senhor diz “Todavia eu a atrairei, a levarei para o deserto e lhe falarei ao coração” . No original este versículo diz mais ou menos assim: “Todavia eu vou seduzi-la, vou carregá-la para o deserto e cantarei ao seu coração”.
Minha esperança está no fato de que de alguma maneira o Senhor nos atrairá à Ele. Creio que a noiva que hoje se encontra numa posição de mulher adultera será transformada, será lavada (Efésios 5:26), limpa e purificada para finalmente se casar.

“Naquele dia, diz o Senhor, ela me chamará meu marido; e não me chamará mais meu Baal” (Oséias 2:16).

Por Luzia Gavina

. Bookmark the permalink.
Tecnologia do Blogger.